sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Carta, AN, 24 de outubro

  • Padres e política

    - Discordo da opinião expressa na carta “Padres e política”, de Pedro Manoel Fernandes (23/10, página 14). Alguns setores da Igreja Católica, notadamente a Teologia da Libertação, radicalizaram os preceitos éticos cristãos transformando-os, corretamente, em exigências políticas. A exigência de vida, contida nos textos sagrados, é a exigência de água, transporte, moradia etc. A partir disso, é impossível negar que há políticas que servem aos poderosos, contra os quais vários personagens bíblicos se opuseram, e políticas que servem aos deserdados da terra.

    O apoio dos padres citados, à medida que entendem que os candidatos em questão contemplem essas exigências, é legítima. A Igreja supostamente apolítica foi aquela que marchou com “Deus, com a Família e pela Liberdade” e preparou o golpe militar. A Igreja que nunca escondeu sua preferência pelos pobres foi aquela que abrigou o revolucionário Carlos Marighella, quando perseguido, fundou as Comunidades Eclesiais de Base e, em Joinville, no ano passado, lutou contra o aumento da tarifa de água. O imperativo ético cristão é, em última instância, um imperativo político.

    Hernandez Vivan
    Joinville

  • Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2262206.xml&template=4191.dwt&edition=10966&section=940

    Um comentário:

    Dr. Hannibal disse...

    Nande, qual o endereço para postar textos no An?
    abraços!

    PS: visita o meu blog tbm...
    drhannibalsilva.blogspot.com

    Abraços Eliton.