quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Grupo de Estudos do PSOL Joinville

O grupo de estudos e formação do PSOL Joinville realizará seu primeiro encontro em 2011.

Passadas as eleições, nos colocamos a tarefa de debater e compreender, a partir da gênese, o que era e o que veio a ser o Partido dos Trabalhadores (PT). Portanto, iremos refletir sobre a trajetória do partido, a fim, inclusive, de não cometer os mesmos erros.

Para tanto, decidimos pelo texto “PT – Os Dilemas da Organização” do sociólogo e militante socialista Florestan Fernandes (1920 – 1995). À luz do texto e das nossas experiências, assistiremos e em seguida debateremos o vídeo de “Clipagem com cenas do programa eleitoral da Frente Brasil Popular (campanha de Lula) para Presidente da República no ano de 1989”, a fim de verificar as brutais transformações de prática e discurso ocorridas durante esses anos.

Sobre Florestan Fernandes, o autor foi sociólogo e militante marxista (na década de 40, retomando atividades de cunho diretamente político de 80 em diante). Toda sua obra está ligada a desvendar e explicar relações de dominação seja na sua atenção ao indígena, ao negro ou ao proletariado. Maiores informações biográficas aqui.

O encontro ocorrerá na sede do PSOL Joinville (Jerônimo Coelho, 285, centro) no dia 19 de janeiro, quarta-feira, às 19:00h.

Sinta-se convidado. O grupo não é fechado a membros do PSOL, mas sim é aberto a todos que tenham interesse em discutir questões pertinentes ao socialismo. Se possível, confirme presença pelo e-mail psoljoinville@gmail.com .

O texto pode ser baixado aqui.

PSOL Joinville, 13 de janeiro de 2011.

Fonte: PSOL Joinville.

Um comentário:

JULIO CESAR disse...

comunismo=fascismo=nazismo=racismo