quarta-feira, 27 de maio de 2009

Zurück zu Hegel!


Na mesma perspectiva comentada em postagens anteriores, disponibilizo alguns trabalhos e notas acadêmicas em razão de que, ao menos em tese, dinheiro público deve ser revertido em benefício público - nesse caso, em acesso irrestrito.

Na falta de um sistema estatal de postagem de trabalhos - ao menos não conheço, exceto se publicados - disponibilizo os textos na interessante ferramenta chamada Cipedya.

Abaixo vão três textos. Um deles é meramente uma reunião de notas de uma disciplina sobre Hegel. O segundo é um texto de uma pesquisa por ora abandonada - a Ciência da Lógica de Hegel ainda é demais. Por fim, o último é um artigo, algo mais refinado, com tese e desenvolvimento, apresentado recentemente.

Notas de aula da disciplina sobre a Enciclopédia das Ciências Filosóficas
Notas de aula da disciplina sobre a Enciclopédia das Ciências Filosóficas[1] (a parte sobre a Lógica) de Hegel ministrada pelo profº Paulo Vieira Neto na pós-graduação de Filosofia da Universidade Federal do Paraná no segundo semestre de 2008. Notas tomadas por Hernandez Vivan Eichenberger. Essas notas têm apenas o objetivo de sistematização do estudo e, portanto, não devem ser citadas.

Dissensões e Filiações - Hegel e a crítica kantiana
Texto apresentado na reunião do dia 30 de outubro de 2008 na reunião do Programa de Educação Tutorial de Filosofia (PET-Filosofia) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) como projeto individual pelo bolsista Hernandez Vivan Eichenberger.

Uma relação tensa - o Jovem Hegel leitor de Kant
Artigo apresentado no dia 25 de maio de 2009 no III Diálogos PET da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Nenhum comentário: