quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Depois do desmanche


31/08/2007

Por Fábio de Castro

Agência FAPESP – Na década de 1990, o Brasil voltava às urnas após 25 anos de regime autoritário, mas passava também por um período de perda de direitos sociais e desmantelamento do Estado. Compreender a sociedade que emergiu desse processo na virada do século – nebulosa, desfigurada, sem futuro previsível – tornou-se um imenso desafio para os cientistas sociais.

O livro A Era da Indeterminação, lançado nesta quarta-feira (29/8) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Unviversidade de São Paulo (USP), é uma notável tentativa de compreensão sociológica do Brasil no início do século 21.

Organizada pelos sociólogos Francisco de Oliveira e Cibele Saliba Rizek, a obra reúne artigos de dez autores que trabalharam no Projeto Temático da FAPESP “Cidadania e democracia: o pensamento nas rupturas políticas”, com duração entre 2001 e 2005.

Cibele, que é professora da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, conta que o projeto, coordenado pela professora Maria Célia Paoli, do Departamento de Sociologia da FFLCH, foi desenvolvido pelos pesquisadores do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cedic).

“O livro é resultado de um esforço conjunto dos pesquisadores do Cedic e marca mudanças importantes nos rumos das pesquisas feitas nesse momento de integração dos espaços públicos, de opacidade nas decisões econômicas e de falta de acesso à participação política”, disse.

De acordo com Oliveira, que é professor aposentado do Departamento de Sociologia da FFLCH, o grupo procurou fazer uma leitura que apreendesse a novidade dos acontecimentos sociais.

“O conceito de ‘desmanche neoliberal’, proposto por Roberto Schwarz, foi fundamental para nos dar um ponto de partida. Constatamos que o desmanche se consumou na década de 1990 e que o que sobrou foi um mundo que já não podia ser explicado com os modelos sociológicos conhecidos”, disse à Agência FAPESP.

O grupo, segundo Oliveira, procurou compreender o momento de indeterminação que caracterizou o período posterior ao “desmanche”. Em sua análise, o Brasil teve uma possibilidade real de transformação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, mas o momento não era propício para que ela se consumasse.

“As forças políticas que derrubaram a ditadura tinham a direção moral da sociedade. No momento em que ganharam a direção política, perderam a moral. Elas não conseguiram conduzir o processo de transformação que o povo brasileiro tinha decidido”, afirmou.


Esperanças esvaziadas

Para Oliveira, a reflexão do grupo chegou a resultados importantes para a esquerda brasileira. Um deles foi desmistificar a confiança nas iniciativas de ação da sociedade civil para preencher o vazio político do período posterior ao “desmanche”.

“Os autores mostraram o quanto eram vazias iniciativas aparentemente auspiciosas ligadas ao universo das organizações não-governamentais e da responsabilidade social corporativa. Idéias promissoras como o orçamento participativo também se mostraram irrisórias”, disse.

Para Cibele, a imagem de uma sociedade civil organizada que confia na sua autonomia também foi objeto de um desmanche. “Procuramos acertar contas com todas as apostas que fizemos. A autonomia da sociedade civil foi uma que não conseguimos manter”, disse.

O Projeto Temático que originou o livro, segundo ela, investigou “a privatização das decisões, a redução da esfera pública e o estado de exceção como paradigma de governo”. O grupo identificou uma crise de representatividade que não pode ser combatida com simples reformas políticas.

“Tentamos compreender as contradições da realidade brasileira atual. A era da indeterminação é justamente a ruptura da possibilidade de uma dinâmica que ligue classes, interesses e representação nas formas da política e nas ações de governo.”

Além dos dois organizadores e de Maria Célia Paoli, contribuíram com o livro Ana Amélia Silva, Carlos Alberto Bello, Laymert Garcia dos Santos, Leonardo Mello e Silva, Luiz Roncari, Roberto Véras de Oliveira e Vera da Silva Telles.

* A Era da Indeterminação
Organizadores: Francisco de Oliveira e Cibele Saliba Rizek
Preço: R$ 48
Mais informações: http://www.boitempo.com

Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?data%5Bid_materia_boletim%5D=7681

Nenhum comentário: